Mini Projeto – COPIEI DO BLOG- cantinholudicodagre.blogspot.com
JUSTIFICATIVA:
A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
* formar na criança o conceito Pátria;
* despertar o sentimento de patriotismo;
* formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
* desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
OBJETIVOS:
* Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
* Refletir sobre o que é ser patriota;
* Comemorar as datas cívicas do nosso país;
* Incentivar o amor à Pátria;
* Conhecer melhor a nossa história;
* Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
* Identificar os símbolos nacionais;
* Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
* Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
* Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
* Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Conversas, debates e discussões sobre:
1. o que é Pátria;
2. o que aconteceu no dia 7 de setembro;
3. a figura de D.Pedro I;
4. os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
5. o grito da Independência;
6. a vida no Brasil antes e depois da Independência;
* Textos informativos, literários, poéticos;
* Textos coletivos;
* Álbum;
* Vídeos;
* Hinos: Nacional, da Independência;
* Pesquisas;
* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
* Jogral;
* Dramatização;
* Poemas e diálogos de temas nacionais;
* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
* Uso de mapas para a localização do Brasil;
* Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
* Concurso de poesia;
Seleção de canções patrióticas e populares:
▬ Canção do Soldado,
▬ Eu te amo meu Brasil;
Confecção de:
bandeirinhas com as cores nacionais,
Bandeira do Brasil,
cata-ventos,
estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarlo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo,
viseiras para o desfile.
Mural:
* "Vultos da História do Brasil"
Dividir a sala em grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".
Pesquisa:
Propor às crianças que pesquisem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc.
Produção Textual
→ Lançar um concurso de produção de texto: "Brasil Pátria Querida".
Pode-se confeccionar um livro reunindo todos os textos produzidos e ilustrados pelos alunos.
Sete de setembro,
data tão festiva,
foi a independência
desta terra tão querida.
É uma grande data
para o meu Brasil ,
e hoje está liberto
e cheio de encantos mil.
Viva, viva, viva a independência
do Brasil!
JUSTIFICATIVA:
A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
* formar na criança o conceito Pátria;
* despertar o sentimento de patriotismo;
* formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
* desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
OBJETIVOS:
* Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
* Refletir sobre o que é ser patriota;
* Comemorar as datas cívicas do nosso país;
* Incentivar o amor à Pátria;
* Conhecer melhor a nossa história;
* Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
* Identificar os símbolos nacionais;
* Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
* Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
* Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
* Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Conversas, debates e discussões sobre:
1. o que é Pátria;
2. o que aconteceu no dia 7 de setembro;
3. a figura de D.Pedro I;
4. os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
5. o grito da Independência;
6. a vida no Brasil antes e depois da Independência;
* Textos informativos, literários, poéticos;
* Textos coletivos;
* Álbum;
* Vídeos;
* Hinos: Nacional, da Independência;
* Pesquisas;
* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
* Jogral;
* Dramatização;
* Poemas e diálogos de temas nacionais;
* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
* Uso de mapas para a localização do Brasil;
* Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
* Concurso de poesia;
Seleção de canções patrióticas e populares:
▬ Canção do Soldado,
▬ Eu te amo meu Brasil;
Confecção de:
bandeirinhas com as cores nacionais,
Bandeira do Brasil,
cata-ventos,
estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarlo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo,
viseiras para o desfile.
Mural:
* "Vultos da História do Brasil"
Dividir a sala em grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".
Pesquisa:
Propor às crianças que pesquisem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc.
Produção Textual
→ Lançar um concurso de produção de texto: "Brasil Pátria Querida".
Pode-se confeccionar um livro reunindo todos os textos produzidos e ilustrados pelos alunos.
Sete de setembro,
data tão festiva,
foi a independência
desta terra tão querida.
É uma grande data
para o meu Brasil ,
e hoje está liberto
e cheio de encantos mil.
Viva, viva, viva a independência
do Brasil!
Um comentário:
adorei as suas idéias
Postar um comentário