Total de visualizações de página

sábado, 29 de agosto de 2009

MINI PROJETO- PÁTRIA





Mini Projeto – COPIEI DO BLOG- cantinholudicodagre.blogspot.com

JUSTIFICATIVA:
A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
* formar na criança o conceito Pátria;
* despertar o sentimento de patriotismo;
* formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
* desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
OBJETIVOS:
* Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
* Refletir sobre o que é ser patriota;
* Comemorar as datas cívicas do nosso país;
* Incentivar o amor à Pátria;
* Conhecer melhor a nossa história;
* Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
* Identificar os símbolos nacionais;
* Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
* Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
* Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
* Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Conversas, debates e discussões sobre:
1. o que é Pátria;
2. o que aconteceu no dia 7 de setembro;
3. a figura de D.Pedro I;
4. os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
5. o grito da Independência;
6. a vida no Brasil antes e depois da Independência;
* Textos informativos, literários, poéticos;
* Textos coletivos;
* Álbum;
* Vídeos;
* Hinos: Nacional, da Independência;
* Pesquisas;
* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
* Jogral;
* Dramatização;
* Poemas e diálogos de temas nacionais;
* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
* Uso de mapas para a localização do Brasil;
* Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
* Concurso de poesia;

Seleção de canções patrióticas e populares:
▬ Canção do Soldado,
▬ Eu te amo meu Brasil;
Confecção de:
bandeirinhas com as cores nacionais,
Bandeira do Brasil,
cata-ventos,
estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarlo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo,
viseiras para o desfile.
Mural:
* "Vultos da História do Brasil"
Dividir a sala em grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".
Pesquisa:
Propor às crianças que pesquisem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc.
Produção Textual
→ Lançar um concurso de produção de texto: "Brasil Pátria Querida".
Pode-se confeccionar um livro reunindo todos os textos produzidos e ilustrados pelos alunos.


Sete de setembro,
data tão festiva,
foi a independência
desta terra tão querida.
É uma grande data
para o meu Brasil ,
e hoje está liberto
e cheio de encantos mil.
Viva, viva, viva a independência
do Brasil!

JUSTIFICATIVA:
A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
* formar na criança o conceito Pátria;
* despertar o sentimento de patriotismo;
* formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
* desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
OBJETIVOS:
* Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
* Refletir sobre o que é ser patriota;
* Comemorar as datas cívicas do nosso país;
* Incentivar o amor à Pátria;
* Conhecer melhor a nossa história;
* Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
* Identificar os símbolos nacionais;
* Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
* Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
* Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
* Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Conversas, debates e discussões sobre:
1. o que é Pátria;
2. o que aconteceu no dia 7 de setembro;
3. a figura de D.Pedro I;
4. os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
5. o grito da Independência;
6. a vida no Brasil antes e depois da Independência;
* Textos informativos, literários, poéticos;
* Textos coletivos;
* Álbum;
* Vídeos;
* Hinos: Nacional, da Independência;
* Pesquisas;
* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
* Jogral;
* Dramatização;
* Poemas e diálogos de temas nacionais;
* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
* Uso de mapas para a localização do Brasil;
* Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
* Concurso de poesia;

Seleção de canções patrióticas e populares:
▬ Canção do Soldado,
▬ Eu te amo meu Brasil;
Confecção de:
bandeirinhas com as cores nacionais,
Bandeira do Brasil,
cata-ventos,
estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarlo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo,
viseiras para o desfile.
Mural:
* "Vultos da História do Brasil"
Dividir a sala em grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".
Pesquisa:
Propor às crianças que pesquisem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc.
Produção Textual
→ Lançar um concurso de produção de texto: "Brasil Pátria Querida".
Pode-se confeccionar um livro reunindo todos os textos produzidos e ilustrados pelos alunos.


Sete de setembro,
data tão festiva,
foi a independência
desta terra tão querida.
É uma grande data
para o meu Brasil ,
e hoje está liberto
e cheio de encantos mil.
Viva, viva, viva a independência
do Brasil!

PÁTRIA - TEATRINHO


COPIEI DO BLOG- cantinholudicodagre.blogspot.com

História da Independência do Brasil
Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligente, corajoso e muito amoroso.
O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma baixo-assinado e foram as ruas pedir que Pedro permanecesse aqui. O povo clamava:
-Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!
O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu:
- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico.
Os brasileiros ficaram super contente e comemoram sua primeira vitória:
- Viva! Viva! Viva! Viva!
O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse:
- José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal.
Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma idéia.
- Alteza, escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente.
A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro.
-Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele.
O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria.
-Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina.
Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.
-Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte!
Todos os soldados gritaram em um só coro:
-Independência! Independência! Independência!
A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.
Autora: Bernadete Sena de Santana



alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5375497251667326818" />


PATRIA-2










PÁTRIA 3











SOLDADO-1








25 de agosto - Dia do Soldado

MARCHA SOLDADO
CABEÇA DE PAPEL
QUEM NÃO MARCHAR DIREITO
VAI PRESO PRO QUARTEL

O QUARTEL PEGOU FOGO
MARIA DEU SINAL
ACODE! ACODE! ACODE!
A BANDEIRA NACIONAL!

(CANCIONEIRO POPULAR)

SOLDADO







CONTADOR- PESSOAS ONLINE

QUANTAS PESSOAS QUE PASSARAM POR AQUI ATÉ AGORA...

Topo

Minha lista de blogs

Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa apaixonada por DEUS, pela vida, pelo meu filho "Leonardo" e meu esposo minha mãe, minhas irmãs, meu sobrinho "Eduardo" meus cunhados e é claro meus alunos

Seguidores

Topo da Página